Grupo Zanon Franquias

Como os irmãos Zanon escaparam da falência e hoje faturam meio bilhão

Veículo: Forbes

Em 2008, no centro de São José do Rio Preto, os irmãos Zanon se depararam com uma situação delicada: o risco de falência da Seguralta, empresa familiar fundada pelo pai dos empresários, Reinaldo Zanon, em 1968. Após 40 anos sob gestão desorganizada, a corretora de seguros acumulava uma dívida de R$ 300 mil, sem caixa para escapar da situação.

“Meu pai não fazia contas e tinha um sócio que também não se atentava para isso. Eles definiam um valor de retirada sem saber se a empresa aguentaria aquilo”, relembra Gustavo Zanon. Em meio a uma bola de neve, a única solução viável parecia ser a venda da companhia. No entanto, Gustavo e Reinaldo –primogênito que carrega o nome do pai– decidiram tomar as rédeas do empreendimento para tentar salvá-lo.

“Pensamos em desengavetar um sonho que minha mãe tinha desde 1994: franquear a empresa”, conta Reinaldo. Visionária, Fátima Zanon havia feito um curso sobre franchising nos Estados Unidos e enxergava potencial na aplicação da estratégia no caso da Seguralta. “Na época, meu pai e o sócio dele achavam que ela estava maluca. Quando se falava em franquias, todos imaginavam McDonald’s, Burger King, Natura. Não franquias de corretoras de seguros.”

Em 2008, essa parecia a ideia perfeita para tirar a empresa das dívidas. “O primeiro ano foi muito difícil, não entendíamos como funcionava. Na ocasião, eu fui atrás de empresas de seguro, que não se interessavam”, lembra Reinaldo, que logo percebeu que seu público comprador era outro. “Um despachante nos procurou em uma cidade vizinha dizendo que havia ficado sabendo da nossa franquia e tinha interesse em comprar. Foi aí que eu percebi que estava atrás das pessoas erradas. Mudei o foco e comecei a ir atrás de despachantes, contadores e bancários. Foi o que acelerou nosso crescimento.” Com apenas dez unidades franqueadas, a companhia já havia gerado cerca de R$ 150 mil para o caixa da empresa.

Leia mais em: https://forbes.com.br/forbes-money/2021/02/como-os-irmaos-zanon-escaparam-da-falencia-e-hoje-faturam-meio-bilhao/

Compartilhe:

plugins premium WordPress